FRASES DE MÚSICOS – I


Recomendai a vossos filhos que sejam virtuosos, só a virtude pode trazer a felicidade, não o dinheiro. [Ludwig Van Beethoven]

Com homens que não crêem em mim, não posso nem quero me associar. [Ludwig Van Beethoven]

Com quem devo temer o medir minha força? [Ludwig Van Beethoven]

O peito está cheio de muitas coisas para dizer-te. Há momentos em que me parece que o idioma não é nada. [Ludwig Van Beethoven]

Preciso um palco. Sem ele não sou nada. [Georges Bizet]

Quando entro em meu quarto solitário após um falhanço, este não me fere. Mas se estivesse obrigado a encontrar-me com os olhos interrogadores de minha mulher e ter que lhe dizer que falhei novamente… não poderia  suportar. [Johannes Brahms]

Nunca compreenderá você o que sentimos os músicos quando ouvimos por trás de nós o passo de um gigante como Beethoven. [Johannes Brahms]

Vi-me obrigado a pedir dinheiro emprestado uma e outra vez ou a aceitar como alternativa o risco de  morrer de fome. [Anton Bruckner]

A música nasceu livre e seu destino é conquistar a liberdade. [Ferrucio Busoni]

O termo “interpretação”, em música, não provem de uma questão temperamental como agora se  aplica, senão, literalmente, do ato de decifrar e converter em sons o que o compositor havia escrito. [Pompeyo Camps]

A tormenta não veio, mas a tristeza se apoderou de mim. Nem sequer a música  hoje me consola. Já é tarde, a noite caiu, e não tenho vontade de dormir. [F. Chopin]

O que outrora me parecia grande, me parece hoje comum, e o que dantes encontrava trivial, me parece hoje incrível, extraordinário, demasiado grande, demasiado elevado. [F. Chopin]

A música não pode, evidentemente, descrever com precisão. Seu domínio é o do acordar das sensações. Deve permitir à cada um que viva seu sonho, sob a influência de uma excitação momentánea, que pode diferir segundo a disposição dos ouvintes e segundo sua mentalidade profunda. [Alfred Cortot]

Tenta-se às vezes fazer distinção  entre a música expressiva de sentimentos e outra que tenderia a não expressar nada fora das relações sonoras. Mas qualquer que seja a forma empregada, e ainda que ela se submeta a esse gênero que certos teóricos convieram em chamar “música pura”, como fundo da inspiração do compositor existe um sentimento que o intérprete tem o dever de encontrar para o transmitir ao ouvinte.[Alfred Cortot]

Eu acho que não devemos respeitar nunca as ideias contrárias as que professamos. Devemos, sim, respeitar às pessoas que as sustentem, mas nada mais. [Manuel de Falha]

O essencial está no povo. Não gosto copiar do verdadeiro material  folclórico; mas deve-se ir às fontes naturais, viventes, estudar os sons, os ritmos, utilizar sua essência, não o que exteriorizan. [Manuel de Falha]

Sobre raquelcrusoe

Natural de Montes Claros-Minas Gerais - Brasil - Mestre em Ciências da Educação em Música (Havana - Cuba)- Pós-Graduação em Educação Artística (São Paulo) - Licenciatura em Artes - Bacharelado em Música – Piano( Rio de Janeiro)- Vice Diretora e Coordenadora Cultural do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez - Diretora do Projeto Acêrvo Cultural de Montes Claros - Professora de Piano,Regência, Percepção Musical,História da Música e Folclore do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez - Professora Titular da UNIMONTES - Fundadora do Curso de Educação Artística/FUNM - Vice – Diretora do Curso de Educação Artística/FUNM - Diretora em Exercício da Faculdade de Educação Artística/FUNM - Membro do Conselho Diretor da FUNM - Fundadora e Primeira Coordenadora de Cultura da UNIMONTES - Coordenadora de Cursos de Pós – Graduação em Arte – Educação/UNIMONTES - Diretora do Projeto MUSICAMPUS - UNIMONTES - Membro do Conselho Universitário da UNIMONTES – CONSU - Chefe do Departamento de Artes - UNIMONTES
Esse post foi publicado em Frases de Famosos e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

