FOLCLORE : ELEMENTOS DE FORMAÇÃO DA MÚSICA FOLCLÓRICA BRASILEIRA

 
 
| Por: Raquel Crusoé Loures de Macedo Meira

 O AMERÍNDIO BRASILEIRO

 Quando a primeira caravela portuguesa aportou no Brasil, os selvagens já dançavam e cantavam, todos a uma só voz, tocando alguns instrumentos.
No entanto, a influência ameríndia foi pequena, devido a dispersão das tribos, dos diferentes costumes entre eles, dos raros contatos amigáveis entre eles e os brancos .
 
Na música ameríndia, nota-se um cantar anasalado, ritmo calmo e melodia monótona som sons repetidos.
 
 
O PORTUGUÊS
 
Por ocasião da descoberta do Brasil, Portugal era considerado um dos países mais fortes do mundo. Sua música era uma das mais desenvolvidas da época e seus compositores e músicos, muito famosos.O povo português tinha desde então uma arte popular apreciável.
 
A música dos portugueses apresentava-se como um sistema perfeito e completamente organizado e os seus instrumentos possuíam maiores recursos técnicos.
 
A influência portuguesa foi ampla, pois é de se imaginar que o lusitano, saudoso da sua pátria, continuasse a representar os seus folguedos populares, suas danças, seus cantos típicos e a tocar seus instrumentos nas horas de lazer e dias de festas.
 
 
O AFRICANO
 
Em nenhum outro continente a música participa tanto da vida na comunidade como na África. O estilo africano chegou ao Brasil através dos escravos negros.
 
 A música africana é uma das mais variáveis e imprevisíveis do mundo. O cantor brinca com a voz, passando do grave ao falsete, intercalando grunhidos e gritos. Seus instrumentos musicais, em maior número de percussão, tornaram-se populares em várias regiões do Brasil.
 
O ritmo foi a grande contribuição dos africanos que, de forma selvagem e violenta, usavam os seus batuques. O exotismo da melodia que dá a impressão de selvagem e de oriental, é o resultado de um sistema musical primitivo.
 
 
OUTRAS INFLUÊNCIAS
 
 Outros povos também influenciaram de maneira menos intensa na formação do nosso folclore, como é o caso dos espanhóis, com o modo de dançar e instrumentos; dos franceses, com as quadrilhas e os jogos infantis e dos norte-americanos, influência esta iniciada no fim do século XIX, através do fonógrafo, do rádio e do cinema.
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Sobre raquelcrusoe

Natural de Montes Claros-Minas Gerais - Brasil - Mestre em Ciências da Educação em Música (Havana - Cuba)- Pós-Graduação em Educação Artística (São Paulo) - Licenciatura em Artes - Bacharelado em Música – Piano( Rio de Janeiro)- Vice Diretora e Coordenadora Cultural do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez - Diretora do Projeto Acêrvo Cultural de Montes Claros - Professora de Piano,Regência, Percepção Musical,História da Música e Folclore do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez - Professora Titular da UNIMONTES - Fundadora do Curso de Educação Artística/FUNM - Vice – Diretora do Curso de Educação Artística/FUNM - Diretora em Exercício da Faculdade de Educação Artística/FUNM - Membro do Conselho Diretor da FUNM - Fundadora e Primeira Coordenadora de Cultura da UNIMONTES - Coordenadora de Cursos de Pós – Graduação em Arte – Educação/UNIMONTES - Diretora do Projeto MUSICAMPUS - UNIMONTES - Membro do Conselho Universitário da UNIMONTES – CONSU - Chefe do Departamento de Artes - UNIMONTES
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